Modelos de certificado digital

    Existem no mercado basicamente 3 modelos de certificados digitais:

    1 – Modelo A1: Este certificado é um arquivo que pode ser instalado em vários computadores e utilizado simultaneamente, ideal para quem emite notas fiscais eletrônicas em mais de um terminal. Para emissores de NFCe este modelo geralmente é mais rápido na comunicação com a Sefaz, o mesmo tem validade de 1 ano.

    Como configurar seu certificado digital no ERP Gerencial - modelo a1

    2 – Modelo A3 Cartão: Semelhante a um cartão de crédito, o certificado A3 em Cartão pode ser adquirido com validade de 1, 2 e 3 anos, o mesmo requer a instalação de uma leitora no computador e de um software denominado Safesign que faz a comunicação entre o cartão e o computador. É necessário inserir a senha PIN no momento de utilização, que quando digitada 3 vezes de forma errada bloqueia o uso do certificado digital.

    Como configurar seu certificado digital no ERP Gerencial modelo a3

    3 – Modelo A3 Token: muito semelhante a um pendrive este certificado dispensa a utilização de uma leitora pois é conectado diretamente na USB do computador, sendo que deve ser instalado e configurado com seu drive específico e efetuada instalação do software denominado SafeNet, que faz a comunicação entre o Token e o computador. O mesmo tem opção de compra de 1, 2 e 3 anos de validade.

    Como configurar seu certificado digital no ERP Gerencial - token a3

    Os emissores de Notas Fiscais, Conhecimento de Transporte, Manifesto e Cupom Fiscal Eletrônico da FAROL TI aceita TODOS os modelos de certificados digitais.

    Seu certificado está instalado?

    Primeiramente é de suma importância que o certificado digital esteja instado no computador que vai fazer uso de alguma emissão fiscal, após o mesmo pode ser configurado no sistema.

    Para saber se o certificado digital está corretamente instalado utilize o site do ECAC e efetue o teste de acesso.

    Como configurar seu certificado digital no ERP Gerencial - cac

    Segue o link: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login

    Configurando no Sistema

    Dados da empresa

    A configuração do certificado digital dentro do sistema da Farol TI está vinculado ao cadastro da empresa, visando que um mesmo banco de dados pode ter vários CNPJs cadastrados com diferentes certificados digitais.

    dados da empresa

    Acesse ADMINISTRAÇÃO > DADOS DA EMPRESA

    Pesquise na lupa do campo código a empresa desejada e com dois cliques selecione a mesma, clique em F4 – Alterar e acesse a guia Fiscais.

    alterando

    Para visualizar os certificados digitais que estão instalados em seu computador clique no botão posicionado no lado esquerdo do campo Validade

    selecionando o certificado

    Será aberto todos os certificado registrados, sendo assim selecione o desejado e clique em OK.

    O sistema irá alimentar de forma automática os campos, Serial Certificado e Validade, por favor preencher a Descrição dando um nome para o registro, exemplo: Certificado.

    cadastro de empresa registrando

    Clique no botão ( + ) para registrar e após em F7 – Salvar, seu certificado já está pronto em nosso sistema pra uso.

    Qualquer dúvida nossos técnicos estão a disposição no atendimento online em www.farolti.com.br.