Qual o objetivo da integração?

Com intuito de facilitar os lançamentos contábeis a Farol TI disponibiliza a integração entre o ERP Gerencial e o Sistema Contábil Domínio no que se diz respeito a contas pagas e recebidas.

Essa comunicação entre os sistemas é efetuado por troca de arquivos, os quais devem ser gerados no ERP Gerencial e encaminhado por e-mail à contabilidade da empresa, aonde o profissional contábil irá importar os dados no software Domínio.

Ajuste de parâmetro

O primeiro passo é parametrizar o sistema ERP para que ele entenda que a partir de então será necessário cuidados específicos, pois ao final do mês serão gerados os arquivos de integração.

Esse procedimento deverá ser executado pelos técnicos da Farol TI.

Acesse Administração > Parâmetros

Altere o parâmetro “Utiliza Integração Domínio” para SIM e após clique no botão F7-Salvar para efetivar a alteração.

Entradas x Saídas

Compras

Ao lançar uma nota fiscal de entrada é de suma importância que os campos referentes a nota fiscal estejam preenchidos corretamente, pois a conta a pagar gerada irá herdar essas informações.

Sendo eles:

  • Situação do Documento Fiscal.
  • Série Doc. Fiscal.
  • Subsérie Doc. Fiscal.
  • Nº Doc. Fiscal.

Segue exemplo:

Vendas

Quando efetuada venda de produtos e em seguida emitido o documento fiscal, sendo NFe ou NFCe, o financeiro referente a essas saídas irá herdar automaticamente os campos fiscais necessários para integração com o sistema contábil Domínio.

Financeiro

Caso seja necessário lançar contas a pagar e receber diretamente pelo financeiro, será de extrema importância dar atenção ao campos destinados ao documento fiscal que originou a conta.

Segue os campos que requerem sua atenção:

  • Nº Documento (Número da Nota Fiscal)
  • Série Documento
  • Sub Série Documento (pouco usado)
  • Modelo de Documento Fiscal
  • Número Parcela

Exemplo da tela de inclusão de uma conta a pagar:

Analisando as contas quitadas

É possível que ao incluir alguma conta recebida ou paga o usuário não tenha informado corretamente os campos referente ao documento fiscal de origem, ou até mesmo tenha deixado os campos em branco.

Quando isso acontecer será necessário fazer uma manutenção nas contas e alimentar os campos com as informações corretas antes de gerar os arquivos de integração.

Para isso acesse Financeiro > Contas Contabilidade.